conheça o autentico e primeiro Ufo Detector desenvolvido no Brasil !

 


O eletromagnetismo é um fenômeno bem conhecido e foi descrito por Faraday em 1831 por meio de experiências nas quais ele aproximava duas bobinas e induzia corrente elétrica em uma delas, constatava-se a indução de corrente elétrica de uma bobina para a outra, demonstrando que cargas elétricas em movimento eram capazes de gerar um campo magnético. Percebeu-se igualmente, pela lei da indução mútua, que a variação de um campo magnético induz a produção de corrente elétrica em meios condutores.

Em 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, que provocou uma verdadeira revolução no estudo do eletromagnetismo. Graças a esta descoberta, foi possível construir os dínamos, que são aparelhos cujo funcionamento se baseia no fenômeno da indução eletromagnética e que transformam energia mecânica em energia elétrica

Segundo a História, a palavra magnetismo tem como origem Magnésia, nome de uma antiga cidade no continente asiático, de onde há registro da descoberta de um mineral que tinha a propriedade de atrair partículas de ferro. A esse mineral deu-se o nome de magnetita, que é o óxido de ferro com tal propriedade.

O fenômeno do magnetismo está  ligado a eletricidade. Embora em um ímă comum possa parecer que năo - afinal funciona sem qualquer fonte de corrente elétrica - se consideramos o aspecto atômico, ele se deve ao movimento de cargas elétricas.